Nossa homenagem à aposentadoria da Profa. Ana Lucia

É com imensa alegria, e já com saudades, que anunciamos a aposentadoria da Profa. Ana Lúcia Fonseca.

Profa. Ana Lúcia é formada em Ciências Biológicas pela UNESP, com mestrado e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela EESC/USP. Ingressou na então EFEI em fevereiro de 1999, acompanhou a transição da EFEI para Unifei e a criação do IRN em 2004, sendo a primeira vice-diretora desta Unidade Acadêmica.

Suas pesquisas se concentram na área de Ecologia Aquática, com ênfase em Ecotoxicologia, atuando nos seguintes temas: estudo do ciclo de vida de espécies de regiões tropicais e subtropicais com potencial usos nos ensaios ecotoxicológicos, efeitos de cianotoxinas em organismos aquáticos e potencial para saúde humana. Na Unifei, criou e atuou como chefe do laboratório de Biologia e Limnologia e, entre 2007 e 2008, realizou pós-doutorado no Instituto de Biofísica da UFRJ.

Como docente da Unifei, ministrou as disciplinas Ciências do Ambiente, Ecologia Aplicada, Ecologia Geral, Fundamentos de Ecologia e Limnologia e Saneamento Ambiental na graduação. Participou da criação da Pós-Graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, onde ministrou disciplinas como Desafios Socioambientais, Ecotoxicologia Aquática, Qualidade de água e Qualidade do ar.

Em sua carreira publicou 20 artigos científicos, concluiu 12 orientações de mestrado, 17 trabalhos de conclusão de graduação e 24 projetos de iniciação científica. Nos últimos anos teve atuação marcante em projetos de extensão com ações de tratamento de esgoto nas zonas rurais de Itajubá, educação em saúde e meio ambiente, prevenção e controle da Dengue, uso e consumo de água com qualidade e economia, consumo de alimentos saudáveis produzidos em horta urbanas, reciclagem, dentre outros.

Ana Lúcia fará falta ao IRN. Como pesquisadora é reconhecida como uma das pioneiras na área de Ecotoxicologia no país. Além disso, teve uma atuação marcante na consolidação e manutenção do curso de Ciências Biológicas em nossa Universidade. Mas, foi seu espírito colaborativo, sua dedicação e sua preocupação com os mais desfavorecidos, que proporcionaram diversas ações para que as pesquisas e atividades da Unifei saíssem de dentro de seus muros e atingissem as comunidades carentes de nosso entorno.

É muito difícil resumir a trajetória profissional da Ana Lúcia neste breve texto de homenagem à sua aposentadoria. Porém, recordo a frase de José Saramago, em sua obra “Todos os nomes”, para sintetizar a bonita carreira acadêmica, com forte atividade extensionista, de nossa colega Ana Lúcia: “O que dá o verdadeiro sentido ao encontro é a busca e que é preciso andar muito para alcançar o que está perto“.

Divirta-se nessa nova fase da vida.

Todo nosso carinho para você, Ana!