X Seminário de Recursos Naturais

O Seminário de Recursos Naturais (SRN) foi criado com a missão de “Gerar, preservar e difundir conhecimento, contribuindo para a formação de profissionais nas áreas de Recursos Naturais”. O SRN procura integrar a comunidade acadêmica (interna e externa) com a sociedade, articulando o diálogo entre processos econômicos, ecológicos e culturais para a promoção da igualdade e justiça social, econômica e ambiental. O evento permite a divulgação científica de pesquisas e trabalhos desenvolvidos promovendo debates sobre a temática dos recursos naturais nas mais diversas interfaces com, por exemplo, meio ambiente, ciência, tecnologia, inovação, economia, educação, formação de professores e direitos humanos.

No SRN também é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho, visando colaborar com a discussão, integração e intercâmbio entre discentes, docentes, pesquisadores, consultores, profissionais e professores da educação básica que atuam, direta ou indiretamente, na área ambiental, bem como, na perspectiva de uma educação para a proteção ambiental.

Em 2024, na sua décima edição, ainda se comemora o 20° aniversário do Instituto de Recursos Naturais (IRN), unidade acadêmica da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) que promove o evento. O X SRN será realizado de 04 a 07 de junho de 2024 no Campus José Rodrigues Seabra da UNIFEI em Itajubá/MG.

O tema central do X SRN é “Sustentabilidade e Recursos Naturais”, que foram divididos em seis eixos temáticos pautados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), considerando que estes são integrados, reconhecendo que a ação em uma área afetará os resultados em outras. Assim, o desenvolvimento deve levar em conta as questões ambientais urgentes e globais, equilibrando um modelo que seja inclusivo, saudável e sustentável. Neste contexto, os eixos decretados para o X SRN foram: Educação de qualidade; Água potável e saneamento; Indústria, inovação e infraestrutura; Energia, cidades e comunidades sustentáveis; Ação contra a mudança global do clima; Relação natureza e sociedade.

O evento principal (SRN) é constituído de outros 8(oito) seminários/semanas

XI SSBIO