Finalizados

Projetos de Pesquisa:

2011 – 2013

Estudo das características cinemáticas e dinâmicas das águas do Lago de Furnas a partir de derivadores rastreados por satélite: uma abordagem considerando o cenário da hidrovia

Descrição: Esta proposta tem como objetivo geral gerar conhecimento sobre o processo de dispersão horizontal de substâncias no Lago de Furnas, tendo em vista fornecer parâmetros que subsidiem o gerenciamento seguro e eficiente da hidrovia em fase de estudo. Os objetivos específicos são a geração de mapas de corrente (intensidade e direção média) para quatro fases do ciclo hidrológico: cheia, máximo, vazante e mínimo; estimativas dos valores de coeficiente de dispersão, nestas diferentes fases, e o estudo da resposta a forçantes hidro-meteorológicas; identificação de áreas de convergência e divergência do escoamento..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Arcilan Trevenzoli Assireu – Coordenador / Felipe S. Pacheco – Integrante / Fábio Roland – Integrante / Marcelo de Paula Corrêa – Integrante / Michelle Simões Reboita – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Auxílio financeiro.

2011 – 2013

Conservação de Vertebrados Aquáticos

Descrição: Este projeto visa estudar os efeitos que eventuais mudanças no ambiente aquático possa acarretar para os vertebrados aquáticos na nas Reservas Mamirauá e Amanã ou em outras áreas da Amazônia..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Arcilan Trevenzoli Assireu – Integrante / Miriam Marmontel – Coordenador.

Financiador(es): PETROBRAS REMAN – Auxílio financeiro.

2010 – 2012

Atlantic Ocean Carbon Experiment ACEx: Estudo observacional e numérico dos fluxos de calor, momento e CO2 na interface oceano-atmosfera do Atlântico Sul

Descrição: : O projeto visa estudar, por meio de observações e modelos numéricos, as interações entre o oceano e a atmosfera em micro e meso-escalas na região do Atlântico Sul e Austral, visando entender as trocas que ocorrem na interface oceano-atmosfera por meios de fluxos de momento, calor e CO2. O projeto conduzirá estudos multidisciplinares abordando alguns aspectos desta importante região oceânica do hemisfério sul, tais como as trocas de gases de efeito estufa (GEE) entre o oceano e a atmosfera na região de estudo, os níveis de concentração do CO2 na atmosfera e de outros constituintes relevantes ao clima do Planeta Terra, bem como as pecos da instabilidade da CLA que influenciam diretamente no comportamento dos fluxos na interface ar-mar. Para tal, serão estudadas regiões que apresentam um intenso contraste térmico oceânico, tais como a região geográfica do Oceano Atlântico Sudoeste, incluindo a zona costeira do sul do Brasil e a confluência Brasil-Malvinas e a atmosfera adjacente..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Arcilan Trevenzoli Assireu – Integrante / J A Lorenzzetti – Integrante / José Luiz Stech – Integrante / Ronald Buss de Souza – Integrante / M. Kampel – Integrante / Ilana E. K. Wainer – Integrante / Luciano P. Pezzi – Coordenador / Ricardo Camargo – Integrante / Dirceu L. Herdies – Integrante / Vagner Anabor – Integrante / Plínio Carlos Alvalá – Integrante / Carla Maria Longo de Freitas – Integrante.

2010 – 2012

INTERCEPTION: Interações entre o Oceano, Zona Costeira e Atmosfera em Micro-escala na Ilha Deception, Arquipélago das Shetland do Sul, Antártica (CNPq 556783/2009-3)

Descrição: O principal objetivo desse projeto é de estudar as interações entre o oceano, a zona costeira e a atmosfera em micro-escala na Ilha Deception, Arquipélago das South Shetland, Antártica. Instrumentação nacional e inovadora será usada pela primeira vez na Antártica. Junto com alguns cientistas experientes na área de Ciências Antárticas, um novo grupo de cientistas com amplo conhecimento nas áreas de oceanografia costeira e meteorologia fazem parte do projeto. De maneira a atingir o objetivo principal do projeto, alguns objetivos específicos são traçados: (i) descrever o acoplamento sinótico entre a atmosfera e o oceano na área de estudo; (ii) estudar as variações espaciais e temporais dos gases de efeito estufa na Baía de Port Foster dentro da Ilha Deception; (iii) descrever a variabilidade temporal de variáveis físicas como a temperatura do ar e da água, ventos, pressão atmosférica, precipitação, umidade relativa e fluxos radiativos usando instrumentos fabricados no Brasil que incluem uma bóia meteo-oceanográfica e seis mini-bóias equipadas com redes de termistores a serem ancoradas em águas rasas na Baía de Port Foster; (iv) comparar os fluxos estimados a partir de medidas realizadas pelos instrumentos com saídas de um modelo Large Eddy Simulation (LES); (v) descrever a variabilidade espacial e temporal das correntes marinhas dentro da Baía de Port Foster usando bóias de deriva rastreadas por rádio inteiramente construídas no Brasil; (vi) descrever as correntes marinhas e as ondas de superfície em um ponto específico na Baía de Port Foster e (vii) descrever os processos de dinâmica costeira que ocorrem na praia na Ilha Deception..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Arcilan Trevenzoli Assireu – Integrante / J A Lorenzzetti – Integrante / José Luiz Stech – Integrante / Ronald Buss de Souza – Coordenador / Francisco Alves dos Santos – Integrante / Maurício R. Fragoso – Integrante / M. Kampel – Integrante / Luciano Pezzi – Integrante / Osmar Olinto Moller jr – Integrante / Marcelo Sandin Dourado – Integrante / Ricardo Camargo – Integrante / Dirceu L. Herdies – Integrante / Eduardo Marone – Integrante / Otávio Acevedo – Integrante / Vagner Anabor – Integrante / Eduardo Siegle – Integrante / Plínio Carlos Alvalá – Integrante / Neusa Paes Leme – Integrante / Maurício da Rocha Fragoso – Integrante / Hans Rogério Zimermann – Integrante / Mauricio Noernberg – Integrante.

2008 – 2010

Estudo da circulação, qualidade da água e uso/ocupação do solo na bacia hidrográfica do reservatório de Itumbiara

Descrição: O gerenciamento e o uso sustentável dos recursos hídricos dependem fundamentalmente de informações sobre a qualidade da água, como esta qualidade vem evoluindo ao longo do tempo e sobre os possíveis principais agentes causadores dessas mudanças. No caso específico dos reservatórios, o característico regime lêntico é um agravante adicional, potencial propulsor de fenômenos como a eutrofização e a salinização das águas represadas. Um fator de preocupação com relação à qualidade da água em diversas bacias hidrográficas brasileiras é crescente desenvolvimento agropecuário com seus impactos poluentes. Além de fatores antrópicos, os sistemas hídricos estão sob forte influência de forçantes naturais associados com as condições meteorológicas e climáticas. A bacia hidrográfica do reservatório de Itumbiara, localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Goiás, e responsável pela geração de 2082 MW de energia elétrica, tem como principais atividades econômicas a agricultura e pecuária, com grande expansão da cana-de-açúcar nos últimos anos. Assim, este projeto se propõe contribuir para um melhor entendimento dos padrões de variabilidade espaço/temporal da dinâmica e de qualidade de água deste importante corpo d´água nas escalas de tempo sinótica e sazonal e levantar as possíveis principais causas das mudanças observadas. Para se alcançar o objetivo do projeto serão utilizadas ferramentas de sensoriamento remoto, modelos numéricos hidrodinâmicos, análises climáticas e dados in situ de qualidade da água..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Arcilan Trevenzoli Assireu – Integrante / J A Lorenzzetti – Integrante / José Luiz Stech – Coordenador / Cláudio Barbosa – Integrante / Evlyn Novo – Integrante / Enner Herênio de Alcântara – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Ampara a Pesquisas no Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.

2008 – 2010

Estudo do movimento de massas d´água e implicações na emissão de gases de efeito estufa em ecossistemas aquáticos tropicais

Descrição: O objetivo central é entender o comportamento de forças físicas-hidrodinâmicas e térmicas – de lagos e reservatórios, conectados à rios, controlando o balanço de CO2 e CH4. São utilizados dados atmosféricos, de temperatura ao longo da coluna d´água e dados de circulação a partir de derivadores..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Arcilan Trevenzoli Assireu – Integrante / Felipe S. Pacheco – Integrante / Fábio Roland – Coordenador / Jean P. H. B. Ometto – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

2006 – 2008

Pro-Abrolhos – Produtividade, Sustentabilidade e Utilização do Ecossistema do Banco de Abrolhos

Descrição: : Este projeto de pesquisa é porte dos Institutos do Milênio (Edital MCT/CNPq 01/2005), com um orçamento aprovado de aproximadamente R$ 4.350.000,00. Um grupo multidisciplinar de pesquisadores (cerca de 50 doutores) propõem investigar o funcionamento e manutenção do ecossistema marinho sobre o Banco de Abrolhos, visando o entendimento de possíveis variações, bem como o gerenciamento racional de seus recursos biológicos limitados. A abordagem a ser adotada considera o levantamento de processos reguladores ocorrentes em três escalas espaço-temporais distintas: pequena (local), meso (regional) e grande escalas. O projeto é composto pelos seguintes grupos: 1) Modelagem, 2) Clima, 3) Sensoriamento Remoto, 4) Hidrografia, 5) Bentos, 6) Produtividade, 7) Estações Autônomas, 8) Paleoceanografia, 9) Trabalhos Estuarinos, 10) Rede. Mais informações sobre este projeto pode ser encontrada em http://www.io.usp.br/abrolhos.. ..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Arcilan Trevenzoli Assireu – Integrante / J A Lorenzzetti – Integrante / José Luiz Stech – Integrante / Ronald Buss de Souza – Integrante / Maria Cristina Andreolli Lopes – Integrante / M. Kampel – Integrante / S.A. Gaeta – Integrante / Ilson Carlos Almeida da Silveira – Integrante / Paulo Simionato Polito – Integrante / Olga Tiemi Sato Polito – Integrante / Carlos Alessandre Domingos Lentini – Integrante / Ilana E. K. Wainer – Integrante / Wilton Z. Arruda – Integrante / Eurico Cabral de Oliveira Filho – Coordenador / Ivan Dias Soares – Integrante / Mauro Cirano – Integrante / Renato David Ghisolf – Integrante / Belmiro Mendes de Castro Filho – Integrante / Michel Michaelovitch de Mahiques – Integrante / Douglas F. M. Gherardi – Integrante / Ana Maria Setubal Pires-Vanin – Integrante / Rubens Mendes Lopes – Integrante / Adriene Pereira – Integrante / Jose Henrique Muelbert – Integrante / Roberto F. C. Fontes – Integrante / Luiz Vianna Nonato – Integrante / Paulo Y. G. Sumida – Integrante / Renato Neto – Integrante / Marcia Caruso Bicego – Integrante / Mario Katsuragawa – Integrante / Lauro S. P. Madureira – Integrante / Jean Valentin – Integrante / Zelinda M. A. M. Leão – Integrante / Luciano P. Pezzi – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Projetos de Desenvolvimento:

2011 – 2013

Aproveitamento eólico em reservatórios hidrelétricos: influências das mudanças climáticas para o cenário atual

Descrição: Como sequências aos estudos iniciados por Assireu et al. (2011), este projeto visa aprofundar os estudos sobre o potencial de aproveitamento eolico em reservatórios hidreletricos. São utizados em conjunto modelagem baseada em sistema de informação geográfica e modelagem de mesoescala do vento para identificar os setores dos reservatórios mais adequados a instalação de parques eolicos.

Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Arcilan Trevenzoli Assireu – Coordenador / Ramon M. Freitas – Integrante / Marcelo de Paula Corrêa – Integrante / Vanessa Souza – Integrante / Enio Bueno Pereira – Integrante / Felipe Mendonça Pimenta – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Auxílio financeiro.

2007 – 2008

Derivadoes rastreados por satélite aplicados a sistemas aquáticos continentais

Descrição: Adaptação do derivador oceânico para ser utilizado em sistemas aquáticos continentais. Principais modificações: redimensionamento, posicionamento via GPS, possibilidade de recuperaçõa do equipamento ao final do experimento, possibilidade de incorporaçõa de novos sensores, possibilidade de variação do elemento de arrasto de forma a possibilitar o estudo da circulação em diferentes profundidades..

Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Arcilan Trevenzoli Assireu – Coordenador / Felipe S. Pacheco – Integrante / Fábio Roland – Integrante.

Projetos de Pesquisa:

2023 – Atual

Eventos climáticos extremos no Sul de Minas Gerais: Projeções Futuras na Escala de Convecção Permitida

Descrição: A presente proposta tem como objetivo principal verificar se os eventos extremos de chuva no sul de Minas Gerais e ventos intensos na região do lago de Furnas, em cenários de mudanças climáticas (até 2100), serão mais frequentes e intensos do que no clima atual. Para isso, será executado um modelo numérico de clima aninhado a três modelos climáticos globais e a dois cenários de mudanças climáticas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) com representação espacial de 25 km. Nessa etapa, serão gerados seis conjuntos de projeções climáticas (dados simulados) no período de 1995 a 2100. Os eventos extremos de chuva e vento intenso serão identificados nesses dados através de técnicas estatísticas e serão novamente simulados com o mesmo modelo climático, mas configurado com as características próprias para simulação em alta resolução, que no caso será de 4 km. Isso permitirá representar em detalhes a distribuição espacial das variáveis atmosféricas e estimar melhor o volume das chuvas e a intensidade dos ventos nos períodos em estudo. Como ainda é muito custoso realizar projeções longas com resolução refinada (4 km), isso justifica a execução das projeções com 25 km e, depois, para melhor simular os sistemas de tempo, realizar simulações com resolução de 4 km apenas para os casos de interesse. Por fim, os eventos no clima futuro e atual serão comparados e os resultados divulgados através de um guia com linguagem acessível para os tomadores de decisão e para a população. Os principais canais de comunicação serão o sítio meteorologia.unifie.edu.br e o programa Conexão Ambiente em rádio FM. Ressalta-se que os resultados desse projeto são importantes uma vez que servem de guia para as estratégias a serem elaboradas pelos tomadores de decisão diante das condições climáticas cada vez mais severas. Além disso, atende os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU) para a melhoria da qualidade de vida da população. A.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Michelle Simões Reboita – Coordenador / Rosmeri Porfírio da Rocha – Integrante / Vanessa Silveira Barreto Carvalho – Integrante / Erika Coppola – Integrante / BENEDITO CLÁUDIO DA SILVA – Integrante / Andressa Andrade Cardoso – Integrante / RAFFAELE, FRANCESCA – Integrante.

2023 – Atual

Studying the response of Cyclones to SRM in the Southern Hemisphere

Descrição: Cyclones are projected to increase in intensity and severity with climate change, causing dangerous winds and floods in coastal areas yet almost no studies have evaluated the potential impacts of SRM on their behaviour. Prof. Michelle Simões Reboitas Brazil-based team will explore the impact of climate change on cyclones in the southern hemisphere, and how SRM might affect that, and will look at the implications for southern African and South American coastlines. This work will provide important information to stakeholders in vulnerable areas such as the coasts of Uruguay, southern Brazil and southern Africa. https://www.degrees.ngo/dmf/the-projects/brazil-2023/.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Michelle Simões Reboita – Coordenador / Rosmeri Porfírio da Rocha – Integrante / Natália Machado Crespo – Integrante / SAWADOGO, WINDMANAGDA – Integrante / ODOULAMI, ROMARIC C. – Integrante.

2022 – Atual

Investigando o passado e as tendências futuras de formações/transições de ciclones na bacia do Oceano Atlântico Sul

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosmeri Porfírio da Rocha em 25/07/2023.

Descrição: Os ciclones de escala sinótica apresentam grande influência nas condições de tempo e clima na América do Sul e na bacia do Oceano Atlântico Sul. Em especial, estes ciclones são os principais geradores de fortes ventos e ondas sobre o oceano. Conhecimentos recentes indicam que estes sistemas podem adquirir características distintas (tropical, subtropical e extratropical) ao sofrerem transições ao longo do ciclo de vida. Foi exatamente esta visão mais atual que levou os cientistas a classificar o Catarina como o primeiro furacão da bacia Atlântico Sul, quebrando um paradigma científico até então de que as condições climatológicas não permitiram tais sistemas na região. Desde então cresceu o número de estudos sobre as diferentes fases dos ciclones, e em fevereiro de 2019 uma formação puramente tropical foi documentada (ciclone tropical Iba). Uma das questões que se coloca é se ocorreram outros eventos tropicais antes do Catarina ou se sua formação seria explicada por mudanças no clima. A necessidade de entender o clima passado para explicar tendências futuras impulsionou tanto o desenvolvimento de reanálises centenárias como o aprimoramento de modelos numéricos acoplados em alta resolução espacial. Neste contexto, o principal objetivo é investigar tendências climáticas de longo período das diferentes fases dos ciclones (tropical, extratropical e subtropical) e eventos extremos associados (vento e chuva) na bacia do Atlântico Sul. Para isso, serão utilizadas reanálise para o século 20 (1900-2010) e projeções climáticas globais em alta resolução espacial do projeto HighResMIP do CMIP6. As reanálises centenárias permitirão responder se estão ocorrendo mudanças nas características dos ciclones de escala sinótica, enquanto as projeções climáticas irão indicar quais serão as tendências futuras em suas características..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Michelle Simões Reboita – Integrante / Rosmeri Porfírio da Rocha – Coordenador / Natália Machado Crespo – Integrante / Pier Luigi Vidale – Integrante.

2021 – Atual

Sistema de Alerta de Inundações em Bacias Hidrográficas de Pequenas Escala sob influência de Expansão Urbana

Descrição: Edital Universal FAPEMIG 2021. Este projeto visa desenvolver o protótipo de um sistema de alerta para bacias hidrográficas de pequena escala, que possuem tendências de crescimento da ocupação urbana e histórico recorrente de inundações. Para desenvolvimento será utilizado o estudo de caso da bacia experimental do Ribeirão José Pereira, no município de Itajubá (MG), que possui 40 km2 quadrados e tem sido monitorada e estudada pelo grupo de pesquisadores da UNIFEI constantes desta proposta. Serão utilizados os dados de precipitação e vazão de estações existentes na bacia e operadas pela equipe do projeto, a partir dos quais serão identificados e analisados os eventos extremos registrados, relacionados com inundações na área urbana de Itajubá, a fim de propor indicadores de apoio a tomada de decisão por parte dos gestores públicos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Michelle Simões Reboita – Integrante / Vanessa S. Barreto Carvalho – Integrante / BENEDITO CLÁUDIO DA SILVA – Coordenador / NIVEA ADRIANA DIAS PONS – Integrante / DANIELA ROCHA T. RIONDET-COSTA – Integrante / Samara Calçado de Azevedo – Integrante.

2021 – Atual

Plataforma de Previsão de Vazões na Bacia do Rio Paraíba do Sul como Suporte à Prevenção de Inundações

Descrição: A combinação de relevo acidentado, formado por profundas depressões e planaltos, com chuvas extremas constitui condições propícias para deflagrar desastres do tipo enchentes em grande parte da bacia do Rio Paraíba do Sul. Além disso, as frequentes passagens de frentes frias e o estabelecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul proporcionam altos volumes de chuva sobre estas regiões. A vulnerabilidade se configura quando as inundações encontram populações ou construções no seu caminho. Nesse contexto, a UNIFEI em parceria com a AGEVAP e com apoio do CNPq, através do Programa Doutorado Acadêmico para Inovação, desenvolverá esse projeto para desenvolvimento de uma plataforma de previsão de vazões na bacia do rio Paraíba do Sul, baseada na integração entre modelos atmosféricos e hidrológicos, com objetivo de apoiar ações de prevenção a desastres naturais de inundações na bacia..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Michelle Simões Reboita – Integrante / Vanessa Silveira Barreto Carvalho – Coordenador / Débora Martins de Oliveira – Integrante / Bruno de Campos – Integrante / BENEDITO CLÁUDIO DA SILVA – Integrante.

2018 – Atual

Caracterização das Propriedades Elétricas e Físicas das Tempestades na Região Sudeste do Brasil

Descrição: Os relâmpagos causam centenas de mortes anualmente no Brasil e são responsáveis por prejuízos da ordem de milhões de reais aos setores elétricos e de telefonia. Para produzir ferramentas capazes de prever com eficiência e mitigar os prejuízos associados aos relâmpagos precisa-se compreender a sua formação e ocorrência. No entanto, esta compreensão ainda é muito limitada e necessita de maiores aprofundamentos. Neste sentido o presente projeto de pesquisa tem o objetivo de avaliar como as propriedades dos relâmpagos intra-nuvem (IN) e nuvem-solo (NS) evoluem ao longo do ciclo de vida e busca entender as diferenças físicas e dinâmicas entre tempestades sem relâmpagos e com relâmpagos IN e NS. Serão estudadas as tempestades que ocorreram entre 2014 e 2017 na região sudeste do Brasil e que foram identificadas através de imagens de satélite no infravermelho e de relâmpagos através de sensores em superfície. A primeira etapa avaliará a distribuição espacial-temporal de relâmpagos IN e NS na região sudeste, seguida da análise das propriedades dos relâmpagos como: taxa, tamanho, pico de corrente, multiplicidade e intervalo entre as descargas de retorno ao longo do ciclo de vida. Na terceira etapa será avaliado em termos de duração e expansão e temperatura inicial as diferenças entre tempestade com: i) sem relâmpagos, relâmpagos IN, NS positivos e negativos. Por fim, serão avaliadas as diferenças entre a taxa de frequência e polaridade de relâmpagos NS em regiões estratiforme e convectiva. O Brasil está ampliando sua rede de relâmpagos e radares para monitorar eventos severos de tempo. Contudo, o conhecimento da relação física das tempestades e as propriedades dos relâmpagos ainda são incipientes. Com isto este projeto irá aprofundar este conhecimento e abrirá oportunidades para a melhoria de modelos de previsão do tempo, e como consequência natural poderá propiciar a minimização dos prejuízos ligados aos setores de telefonia e linhas de transmissão de energia elétrica..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Michelle Simões Reboita – Integrante / Marcelo de Paula Corrêa – Integrante / Enrique Vieira Mattos – Coordenador.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Auxílio financeiro.

2018 – Atual

Desenvolvimento de um modelo simplificado de estimativa de radiação solar global para aplicações em modelos de produtividade agrícola

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcelo de Paula Corrêa em 22/02/2019.

Descrição: A radiação solar global (H) é a principal fonte de energia da Terra e influencia relações físicas, químicas e biológicas dos ecossistemas agrícolas e florestais. H é uma das variáveis mais importantes em modelos de estudos sobre disponibilidade hídrica, zoneamento agrometeorológico, estimativa da evapotranspiração, sistemas de irrigação e simulação do crescimento e produção de culturas. No entanto, H não é medida na maioria das estações meteorológicas e devido ao alto custo de instalação e manutenção, há pouca disponibilidade de medidas no país. Para contornar o problema, tem-se optado pela estimativa de H por modelos empíricos (ME) baseados em variáveis meteorológicas, como temperatura, umidade, precipitação e insolação. No entanto, tais variáveis têm relação complexa e indireta com H e, portanto, tais ME apresentam erros significativos devidos, principalmente, à dependência de parametrizações relacionadas ao local de aplicação. Em função dessa lacuna científica, o objetivo deste projeto é desenvolver um modelo semi-empírico simplificado (MS) para estimativa de H. Diferente dos ME, o MS baseia-se em um algoritmo parametrizado a partir de medidas em superfície e remotas e um modelo de transferência radiativa (MTR), que aborda as principais variáveis que interagem com a radiação solar em seu caminho óptico na atmosfera. Esse MS é mais simples que os tradicionais MTR, complexos e de difícil uso por usuários leigos; e, mais preciso que os ME atualmente utilizados. Tal modelo traz avanço científico à agrometeorologia, principalmente para estudos de evapotranspiração (EV) e produtividade potencial (PP). As contribuições tecnológicas estão relacionadas à estimativa da EV e PP, otimização da aplicação da lâmina de irrigação e em zoneamentos agroclimáticos. Além disso, os dados de superfície permitirão validar produtos do novo satélite GOES-16, permitindo validar parametrizações de métodos mais robustos e precisos do que os ME utilizados em agrometeorologia. (Projeto Fapemig APQ-00768-18).

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Michelle Simões Reboita – Integrante / Marcelo de Paula Corrêa – Coordenador / Fabrina Bolzan Martins – Integrante / Roger Torres – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Auxílio financeiro.

2018 – Atual

Towards robust projections of climate extremes and adaptation plans over South Asia

Descrição: Estimating small-scale and robust future climate extremes greatly depends on finer resolution of both reference (observation) and model data. The statistical and dynamical downscaling scientific communities try to produce reliable data at local scale, reduce the uncertainty and establish the confidence of policy makers over future climate extremes by improving reference and model data. Despite of continuous improvement of climate extremes, there are critical gaps exist in finer resolution, observation is not sufficient and scaling issues between reference and models data over South Asia. There is an urgent need for high resolution regional/local future climate extremes information for impact adaptation and vulnerability studies. The aim of this project to: (i) prepare local scales (5 km) reference data using statistical (long-term trend preserving bias correction methods) and dynamical downscaling approaches; (iii) produce local information of climate extremes and identify the vulnerable regions over South Asia; (iv) recommend adaptation measures at local, national and regional levels; (v) capacity building of researchers, students and policy makers in the field of climate extremes in the developing countries involved in the project; and (vi) develop a portal for reporting/recording information on current and future climate extremes..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Michelle Simões Reboita – Coordenador / e outros – Integrante / Shaukat Ali – Integrante / Madan Lall Shrestha – Integrante / Dan Li – Integrante / Firdos Khan – Integrante.

2017 – Atual

Impactos das mudanças climáticas nas culturas de clima temperado no estado de Minas Gerais

Descrição: Segundo as projeções de mudanças climáticas para Minas Gerais MG,baseadas nos cenários produzidos pelo Intergovermental Pannel on Climate Change-IPCC,são previstos aumentos consideráveis de temperatura e concentração de CO2,além de padrões heterogêneos de mudanças na precipitação. Essas mudanças trazem prejuízos ao desenvolvimento, crescimento e produtividade das culturas agrícolas,pois a temperatura é a variável meteorológica que mais influencia o desenvolvimento e crescimento das plantas,enquanto o CO2 e a água são os principais substratos da fotossíntese,afetando diretamente a taxa de crescimento da planta e a duração dos estágios fenológicos.Variações no padrão sazonal de temperatura e precipitação reduzirá drasticamente as áreas aptas e até mesmo inviabilizará o cultivo de determinadas culturas, principalmente as de clima temperado que dependem da disponibilidade e acúmulo de frio invernal e padrões regulares de precipitação.Esforços devem ser realizados no sentido de determinar e avaliar o impacto das mudanças climáticas nas frutíferas de clima temperado em MG,assim como verificar as possíveis alterações no acúmulo de frio invernal,nos padrões de evapotranspiração e no balanço hídrico em decorrência das mudanças climáticas.Para isso, serão utilizados dados oriundos de modelos numéricos globais e de um modelo regional de alta resolução espacial, afim de comparação das simulações de projeções climáticas.Não existe esse tipo de informação para MG,que investe fortemente na expansão da fruticultura de clima temperado, devido ao elevado valor agregado,sendo este o principal esforço para a realização desta proposta.Ademais as principais metas são a formação de pessoal qualificado,melhoria no número e na qualidade de publicações da proponente e colaboradores,avaliação e conscientização dos impactos causados pelas mudanças climáticas e formas de mitigação para as principais frutíferas de clima temperado em MG..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Michelle Simões Reboita – Integrante / Sâmia R. Garcia – Integrante / Fabrina Bolzan Martins – Coordenador / Roger Torres – Integrante / Diego F. dos Santos – Integrante / Luiz Fernando de Oliveira da Silva – Integrante / Emerson Dias Gonçalves – Integrante.

2017 – Atual

Estudo e Previsão de Precipitação e Vazão ao Longo do Rio Sapucaí

Descrição: O município de Itajubá, localizado no sul de Minas Gerais, é frequentemente afetado por enchentes e inundações que causam consequências negativas principalmente para a parte carente da população, que vive às margens do Rio Sapucaí e seus afluentes. Diante dessa problemática, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e a prefeitura do município tem unido esforços para desenvolver um sistema de monitoramento e previsão de precipitação e vazão em Itajubá. Até o momento tem-se um sistema de monitoramento em tempo real composto por seis estações e o modelo de previsão de tempo WRF rodando em modo operacional nas dependências do Centro de Previsão e Estudos de Tempo e Clima de Minas Gerais (CEPreMG ? UNIFEI). Face ao exposto, constituem objetivos do projeto: (1) aprimorar o sistema de monitoramento da precipitação e vazão na bacia hidrográfica do Rio Sapucaí, (2) realizar estudos (experimentos) numéricos de sensibilidade para encontrar a melhor configuração do modelo WRF em prever a precipitação no sul de Minas Gerais, (3) calibrar, validar e colocar em modo operacional o modelo hidrológico MGB-IPH de chuva-vazão (que será dirigido pelas saídas do modelo atmosférico) e (4) disponibilizar os dados para a população a fim de que a defesa civil do município possa evitar desastres que venham a ocorrer por causa de enchentes e inundações. Esse projeto contribuirá com o desenvolvimento científico tanto teórico quanto prático, além de capacitar estudantes que estarão envolvidos com temas do projeto..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Michelle Simões Reboita – Coordenador / Vanessa Silveira Barreto Carvalho – Integrante / Fabrina Bolzan Martins – Integrante / Geraldo Lúcio Tiago Filho – Integrante / Benedito Silva – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Auxílio financeiro.

2017 – Atual

Sistema de previsão, monitoramento, modelagem e mitigação de eventos extremos na Bacia Hidrográfica do Alto Rio Sapucaí ? SP3M

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Michelle Simões Reboita – Integrante / Geraldo Lúcio Tiago Filho – Integrante / Benedito Silva – Coordenador.

2017 – Atual

Previsão de Tempo para o Sul de Minas Gerais: Validação e Experimentos Numéricos de Sensibilidade

Descrição: Tendo em vista a importância da previsão de tempo para inúmeras atividades e inclusive para a tomada de decisão da defesa civil em caso de eventos extremos de chuva, o Centro de Previsão e Estudos de Tempo e Clima de Minas Gerais (CEPreMG) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) tem executado diariamente, em modo operacional, o modelo de previsão de tempo Weather Research and Forecasting ? WRF. O modelo está em operação há mais de um ano, porém suas previsões ainda não foram validadas. Nesse sentido, a presente proposta tem como objetivo validar as previsões realizadas para o sul de Minas Gerais no ano de 2017 e realizar experimentos numéricos de sensibilidade a fim de verificar se há uma melhor combinação dos parâmetros estabelecidos no modelo do que a utilizada atualmente. Esse projeto tem aplicabilidade prática, uma vez que as previsões são divulgadas diariamente no sítio meteorologia.unifei.edu.br, portanto, quanto melhor as previsões, melhor é o serviço prestado à comunidade e maior a confiabilidade por parte do usuário. Além disso, o projeto irá contribuir para a formação de recursos humanos, pois serão envolvidos na pesquisa dois alunos de iniciação científica. Ressalta-se que a presente proposta não necessita de investimento financeiro da universidade para ser realizada..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Michelle Simões Reboita – Coordenador / Vanessa Silveira Barreto Carvalho – Integrante.

2011 – Atual

O Núcleo de Apoio a Pesquisa em Mudanças Climáticas (NAPMC)

Descrição: A Universidade de São Paulo tem destacado papel na liderança em pesquisa científica na área de mudanças climáticas. Esta proposta de NAP de Mudanças Climáticas integra e potencializa colaborações essenciais nesta área intrinsecamente multidisciplinar. As necessidades de pesquisas integradas do país nesta área são chaves para um futuro sustentável da economia e no enfrentamento das questões socioeconômicas inerentes às mudanças climáticas. Estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas a serem implementadas brevemente precisam ter forte embasamento científico. A rede Clima do MCT, o INCT de Mudanças Climáticas e o programa FAPESP de mudanças climáticas são iniciativas importantes que este NAP pretende reforçar com um programa de integrado de pesquisas. A proposta envolve mais de 58 pesquisadores da USP e mais de 90 colaboradores externos, organizados através de 14 subprojetos integrados que tem como temas: 1) Detecção, atribuição e variabilidade natural do clima; 2) Meio ambiente amazônico em mudança; 3) Ciclos biogeoquímicos globais; 4) As mudanças do clima e seus impactos no Oceano Atlântico Sul; 5) Impactos das emissões globais de megacidades; 6) Impactos das mudanças globais sobre zonas costeiras e plataforma continental do Atlântico Sul; 7) Paleoclima do Brasil; 8) Evolução histórica e futuro dos extremos da precipitação no Brasil; 9) Inovação tecnológica, bioenergia, sustentabilidade e contribuições para as reduções das emissões de gases do efeito estufa; 10) Vulnerabilidade e adaptação no contexto da saúde ambiental; 11) Biometeorologia humana; 12) Economia das mudanças climáticas, 13) Recursos Hídricos e Mudanças Climáticas, e 14) Mudança no Uso da Terra. Estes subprojetos estão integrados na temática de mudanças globais e em colaborações já bem estabelecidas com projetos em andamentos pelos vários grupos que compõe esta proposta. A interdisciplinaridade é garantida pela proposta integrada com aspectos físicos, químicos, biológicos, socioeconômic.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (22) / Doutorado: (16) .

Integrantes: Michelle Simões Reboita – Integrante / Tércio Ambrizzi – Coordenador / Rosmerir Porfírio da Rocha – Integrante / e outros – Integrante / Amanda Balbino Cardozo – Integrante.

Financiador(es): Universidade de São Paulo – Auxílio financeiro.

Projeto de Pesquisa:

2019 – 2023

Relação entre a microfísica da fase mista das tempestades e as propriedades físicas e elétricas dos relâmpagos

Descrição: Os relâmpagos possuem importância vital para o clima e tempo. Parao clima os relâmpagos são responsáveis pela produção de óxido de nitrogênio(NOx) e impactam o tempo pois podem produzir prejuízos que vão desde perdasde vidas humanas, colapsos na rede de distribuição de energia elétrica eincêndios florestais, até danos aos sistemas de telefonia e telecomunicações. Aformação dos relâmpagos ocorre através das colisões entre graupel e cristaisgelo numa camada compreendida entre -10 e -40C, conhecida como camadade fase mista das tempestades. Embora seja conhecido que é na camada defase mista das tempestades que ocorrem à formação dos relâmpagos, poucosestudos observacionais tem avaliado o impacto da microfísica em regiõesconvectivas e estratiformes na formação e propagação dos relâmpagos. Esteconhecimento é crucial para melhorar a previsão de curtíssimo prazo, tantoquanto melhorar as estimativas de precipitação por radar e satélites e entendercomo as propriedades físicas dos relâmpagos podem impactar a produção deóxido de nitrogênio (NOx). Portanto, este projeto de pesquisa tem o objetivo deavaliar como a massa e volume de gelo na região da fase mista das tempestadesimpacta a estrutura de cargas elétricas, e como consequência como modulam aformação e as características físicas e elétricas dos relâmpagos como, taxa,tamanho, pico de corrente, multiplicidade e intervalo entre as descargas deretorno. As tempestades foco desta pesquisa são aquelas ocorridas na RegiãoMetropolitana de São Paulo (RMSP) entre novembro de 2011 e março de 2012.Para tanto serão utilizados dados inéditos de medições de relâmpagos em trêsdimensões da rede SPLMA, relâmpagos em duas dimensões das redes LINETe BrasilDAT e dados de refletividade do radar alocado em Salesópolis, na grandeSão Paulo. Com esta base de dados será avaliado em quais regiões dastempestades os relâmpagos iniciam, propagam e dissipam, e quais os principaisprocessos de formação dos relâmpagos nas regiões estratiformes. Com issotambém será investigado qual a estrutura elétrica típica das regiões estratiformese convectivas das tempestades. A microfísica e a estrutura elétrica dastempestades estão fortemente correlacionadas, logo será avaliado tambémcomo a massa e volume de gelo das camadas de fase mista e glaciada nasregiões convectivas e estratiformes controlam a taxa, área e comprimento dosrelâmpagos. A relação entre a massa de gelo e tamanho de relâmpagos podeser importante para ser assimilada em modelos de previsão do tempo.Adicionalmente, será avaliado como a microfísica impacta as característicaselétricas dos relâmpagos como duração, pico de corrente, multiplicidade eintervalo entre as descargas de retorno. Este projeto irá aprofundar esteconhecimento e abrirá oportunidades para a melhoria de modelos de previsãodo tempo, e como consequência natural poderá propiciar a minimização dosprejuízos ligados aos setores de telefonia e linhas de transmissão de energiaelétrica..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Enrique Vieira Mattos – Coordenador / Izabelly Costa – Integrante / Weber Andrade Goncalves – Integrante / Rachel Ifanger Albrecht – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

2016 – 2018

Previsão Imediata de Tempestades Intensas e Entendimento dos Processos Físicos no Interior das Nuvens. O SOS- CHUVA (Sistema de Observação e Previsão de Tempo Severo)

Descrição: Este projeto visa aproveitar a oportunidade de compra final do ?leasing? do radar de dupla polarização para desenvolver pesquisa em previsão imediata de tempestades com base no conhecimento adquirido sobre as propriedades físicas das nuvens no projeto temático CHUVA. A base desta pesquisa é o radar de dupla polarização operando em Campinas, por 24 meses (duas estações chuvosas) para capturar eventos intensos de precipitação que forneçam as bases para o estudo dos processos físicos no interior das nuvens visando aprimorar a previsibilidade em curto prazo, a detecção de severidade e a estimativa de precipitação com radar e satélite em alta resolução temporal e espacial. De forma inédita esse projeto irá instalar detectores de granizo para criar uma base de dados que forneça informações não somente sobre a ocorrência de granizo, mas também do seu tamanho. Além das diversas componentes de estudo, sejam elas ligadas a eletrificação, propagação, crescimento do volume de alguns hidrometeoros, como as taxas de crescimento do topo e dos processos microfísicos, este estudo visa desenvolver o SIGMA- SOS. O SIGMA SOS é um sistema de informações geográficas que integra os dados medidos bem como as previsões em curto prazo e os avisos meteorológicos. O Brasil comprou e está ainda ampliando a rede de radares de dupla polarização para monitorar eventos extremos de tempo. Contudo, o conhecimento sobre esse sistema é ainda incipiente e este projeto irá realizar pesquisa empregando esse tipo de instrumento, formar alunos nessa área e desenvolver ferramentas inéditas para uso deste instrumento. A interface com a componente agrícola abre uma nova perspectiva de uso destes sistemas em uma área de grande importância para o Brasil..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Enrique Vieira Mattos – Integrante / Luiz Augusto Toledo Machado – Coordenador.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Outra.

2014 – 2015

Sistema de baixo custo para recebimento e análise de dados ambientais o Sistema Geonetcast: Um Sistema de Monitoramento e Previsão de Curto Prazo baseado em Produtos de Sensoriamento Remoto: O SigmaCast

Descrição: 2014 – Atual Sistema de baixo custo para recebimento e análise de dados ambientais o Sistema Geonetcast: Um Sistema de Monitoramento e Previsão de Curto Prazo baseado em Produtos de Sensoriamento Remoto: O SigmaCast Descrição: Este projeto visa instalar em serviços regionais de meteorologia a capacidade de receber em tempo real dados ambientais, independente do sistema de internet, analisa-los em um sistema de informações geográficas e formar e desenvolver produtos de previsão imediata com base nos dados regionais coletados. O Sistema de disseminação de dados é o GeonetCast que através de um sistema Digital Video Broadcast (DVB), um sistema similar ao sistema de Televisão a cabo, dissemina dados ambientais. O GeonetCast é uma ação ligada ao GEO (Group on Earth Observation) que visa fornecer dados livres para atender a sociedade em nove áreas de benefícios sócias, entre elas os desastres naturais, clima, tempo, agricultura, água, saúde e ecossistemas. A lista de dados que são disseminados nesse sistema é baseada na necessidade dos usuários e na inter-relação entre provedor de dados (NOAA, EUMETSAT, INPE, INMET e serviços regionais) e usuários. Esse trabalho de interação entre usuário e provedor de dados, bem como a atualização da lista de dados a serem disseminados é uma das tarefas deste projeto. O sistema de análise de dados é o SigmaCast, um sistema que será desenvolvido pelo Projeto. O SigmaCast será baseado em um sistema de informações geográficas com utilização em web e desenvolvido em MapServer, software público e com código aberto. O SigmaCast permitirá fazer a gestão dos dados recebidos pelo Geonetcast e visualiza e analisar em camadas com informações locais de vulnerabilidades e geográficas. Finalmente, além deste sistema o projeto contempla o desenvolvimento de diversos processos e produtos de nowcasting em conjunto com os Centros, utilizando os dados locais, como radares ou redes automáticas, para serem incorporados localmente no sistema ou disseminados no GeonetCast. Todo esse esforço contempla uma grande parceria entre os Centros e o CPTEC e intra Centros, treinamento, desenvolvimento conjunto de aplicativos e formação de pessoal. Este projeto implantará 23 estações de recepção GeonetCast com o sistema SigmaCast realizando a gestão, análise e visualização dos dados..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Enrique Vieira Mattos – Integrante / Luiz Augusto Toledo de Machado – Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

2013 – 2014

Microphysical Characteristics of Isolated Storms Before and During the Production of the First Cloud-to-Ground Flash

Descrição: The BEPE project intends determine the impact of clouds ice and mix phase on storms initial electrification and on producing flashes lightning. This objective is part of Brazilian Scholarship Regular Project (FAPESP process number: 2011/18217-0) begin carried out and also is associated the Tematic Project termed CHUVA. Data from Xpol Polarimetric radar, Lightning Mapper Array (LMA) and the Brazilian lightning network will be used from CHUVA-GLM-Vale campaign from November 2011 to March 2012. The first step will be select case studies to evaluated the relationship between the first intra-cloud return strokes and vertical structure of horizontal reflectivity, differential reflectivity, specific differential phase and correlation factor. Will be determined the three dimensional distribution of LMA data to the create storms electrical structure in initial phase. The second step has the objective of evaluate the physical characteristics of the first cloud-to-ground flashes of storms. Will be analyzed parameters like: polarity, peak current and multiplicity (number of return strokes of flash) in the time flashes strike the ground. This project is planned to be realized in eight months at Massachusetts Institute of Technology (MIT) with the researcher Dr. Earle Williams. This time at MIT will allow understand and make a lot of discussing on how the cloud become electrified and evaluated which clouds microphysical proprieties has an important impact on producing the first cloud-to-ground flashes lightning..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Enrique Vieira Mattos – Integrante / Luiz Augusto Toledo de Machado – Coordenador.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Bolsa.

2010 – 2015

O Impacto da Microfísica de Nuvens na Eletrificação de Tempestades

Descrição: Os relâmpagos são fenômenos elétricos atmosféricos que possuem importantes conseqüências para a sociedade. No Brasil, por exemplo, devido a sua extensa área territorial, estima-se que a queda anualmente de 50 milhões de relâmpagos causam dezenas de mortes e prejuízos da ordem de 1 bilhão de reais a sociedade. Os diversos estudos sobre relâmpagos têm em comum evidenciado que os hidrometeoros no interior das nuvens são aspectos fundamentais para sua formação e ocorrência. Assim compreender como as nuvens tornam-se eletrificadas e entender o papel da microfísica nos processos dos relâmpagos pode promover ferramentas mais precisas de previsão de relâmpagos, tão quanto auxiliar na mitigação de seus efeitos sobre a sociedade. Neste contexto, o principal objetivo deste projeto é determinar o impacto da microfísica na eletrificação das tempestades e características dos relâmpagos. Para tanto, serão empregados dados de radar polarimétrico, medições em duas e três dimensões de descargas elétricas e registro de relâmpagos por câmera rápida para tempestades identificadas entre novembro e dezembro de 2011 sobre a região que compreende as cidades de São José dos Campos e São Paulo. A metodologia será abordada em três etapas: (i) avaliação de como os diferentes tipos de hidrometeoros modulam a estrutura elétrica e características dos relâmpagos na nuvem ao longo do ciclo de vida das tempestades, (ii) estabelecimento das regiões mais favoráveis a formação e propagação das descargas elétricas no interior das nuvens e a (iii) determinação do impacto das propriedades físicas dos centros de cargas nos processos da física dos relâmpagos que ocorrem da nuvem para o solo. Este projeto estará inserido no escopo do projeto temático CHUVA, dentro do subprojeto denominado Eletrification Process: Moving from Clouds to Thunderstorm..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Enrique Vieira Mattos – Integrante / Luiz Augusto Toledo de Machado – Coordenador.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Bolsa.

2010 – 2015

Cloud processes of tHe main precipitation systems in Brazil: A contribUtion to cloud resolVing modeling and to the GPM (GlobAl Precipitation Measurement)(CHUVA)

Descrição: The physical process inside the clouds is one of the most unknown components of the weather and climate system. A description of the cloud processes through the use of standard meteorological parameters in numerical models has to be strongly improved to accurately describe the characteristics of hydrometeors, the latent heating profiles, the radiative balance, the air entrainment and the cloud updrafts and downdrafts. Numerical models have been improved to run at higher spatial resolutions where it is necessary to describe explicit these cloud processes. For instance, to analyze the effects of global warming in a given region is necessary to perform simulations considering all these cloud processes described above. Another important application that needs to have this knowledge is the precipitation estimation by satellite. The Brazilian space program is planning to launch, in 2014 a satellite to measure precipitation, which will be part of the GPM (Global Precipitation Measurement) constellation program. Warm clouds are responsible for a large amount of the precipitation in the tropics, especially in coastal regions. This cloud type is little studied and is not considered in satellite rainfall retrievals. This project will carry out field experiments at seven sites to investigate the different precipitation regimes in Brazil. To study these precipitation regimes, the field campaigns will make use of dual polarization radar, lidar, microwave radiometers, disdrometer, Radiosonde and various other instruments. The analysis will be performed considering the microphysical evolution and the cloud life cycle, the different precipitation estimation algorithms, the development of thunderstorms and lightning formation, the processes in the boundary layer and cloud microphysics modeling. This project intends to progress in the knowledge of the cloud processes to reduce the uncertainties in the precipitation estimation, mainly from warm clouds and consequently improving the knowledge of the water and energy budget and the cloud microphysics. This research project will carry studies on climate and physical processes by the means of conventional and special observations in order to create a database that can describe the cloud processes of the main precipitating system in Brazil. Accordingly, this proposal aims the development of a database that can be carried out to improve the remote sensing precipitation estimation thus validating and improving the cloud microphysical parameterization in the cloud models. This project will especially focus on the warm cloud precipitation produced by different types of convection..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Enrique Vieira Mattos – Integrante / Luiz Augusto Toledo Machado – Coordenador.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.

2007 – 2009

Relações das Propriedades Fìsicas das Nuvens Convectivas com as Descargas Elétricas

Descrição: O entendimento das propriedades físicas e microfísicas associadas à formação e ocorrência da atividade elétrica em nuvens convectivas utilizando dados observacionais, é de grande importância para a determinação de parâmetros previsores da ocorrência desses fenômenos atmosféricos. Visto que diversos segmentos da sociedade como, os setores de rede de distribuição de energia elétrica, sistemas de telefonia e telecomunicações, são afetados diretamente pela atividade de relâmpagos em todo o país, o desenvolvimento de estudos que possam levar a uma maior compreensão da atividade convectiva, processos microfísicos na formação de precipitação e ocorrência de descargas elétricas mostra-se de grande relevância. Desta forma, este trabalho teve como objetivo principal caracterizar as propriedades físicas e microfísicas de nuvens convectivas responsáveis pela ocorrência de raios (relâmpagos nuvem-solo). Para tanto, foram utilizadas as temperaturas de brilho do infravermelho (TB) inferidas pelo satélite GOES, a temperatura de brilho em microondas inferida pelo satélite TRMM e NOAA-18 e dados de ocorrência de raios reportados por detectores em solo para o estado de São Paulo entre 2005 e 2007. A análise da distribuição espacial e temporal de ocorrência de raios sobre o estado de São Paulo evidenciou que a alta incidência de raios próxima a cidades de grande porte e região do Vale do Paraíba, deve-se pelo menos em parte, aos efeitos combinados de incursão freqüente de Sistemas Frontais, orografia, efeitos de ilha de calor e poluição atmosférica. Por outro lado, o ciclo diurno das tempestades mostrou um pico bem definido durante as primeiras horas da tarde (16 horas local), sendo o mesmo observado para a estação de verão, primavera e outono. No entanto, o inverno não apresentou um horário preferencial de ocorrência de raios. A combinação de TB no infravermelho e informação de ocorrência de raios indicou que as propriedades físicas, tamanho, temperatura do topo, taxa de expansão norm.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Enrique Vieira Mattos – Coordenador.

2004 – 2006

Caracterização das Propriedades Termoluminescentes de Sedimentos da Formação Geológica da Região de Rio Claro-Pirassununga

Descrição: Caracterizar as propriedades termoluminescente, de sedimentos provenientes da região de Rio Claro – Pirassununga, trabalhando com a emissão TL acima de 300ºC, com vista ao estudo da viabilidade da datação desses sedimentos..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Enrique Vieira Mattos – Integrante / Keizo Yukimitu – Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

Projeto de Extensão:

2022 – 2022
Disseminação de informações hidrometeorológicas e ambientais para a população itajubense – Edição 2022
Descrição: O município de Itajubá é frequentemente atingido por chuvas intensas durante a estação chuvosa, que se estende de outubro a março, no sudeste do Brasil. Nesse período não só a precipitação que atinge o município que pode causar inundações, mas também aquela que ocorre ao longo do rio Sapucaí sendo trazida pelo seu escoamento até o município. O transbordamento do rio bem como os alagamentos em vários setores da cidade são problemas que a população itajubense se depara ano a ano. Tentando amenizar esses problemas, o presente projeto tem como objetivos (a) a retomada das atividades do monitoramento do nível do rio Sapucaí e disponibilização das informações à comunidade, (b) divulgar a importância da reciclagem e armazenamento adequado de resíduos sólidos e líquidos para evitar acúmulo de lixo em vias públicas, bueiros, corpos d’água que podem causar alagamentos na cidade quando da ocorrência de chuvas intensas bem como a proliferação de insetos (como o mosquito vetor da dengue), (c) contribuir para a disseminação da educação ambiental e (d) envolver estudantes de graduação nas atividades propostas (que na sua maioria serão realizadas de maneira remota e os produtos implementados no site meteorologia.unifei.edu.br)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Enrique Vieira Mattos – Integrante / Michelle Simões Reboita – Coordenador.

2021 – 2021
Disseminação de informações hidrometeorológicas e ambientais para a população itajubense
Descrição: O município de Itajubá é frequentemente atingido por chuvas intensas durante a estação chuvosa, que se estende de outubro a março, no sudeste do Brasil. Nesse período não só a precipitação que atinge o município que pode causar inundações, mas também aquela que ocorre ao longo do rio Sapucaí sendo trazida pelo seu escoamento até o município. O transbordamento do rio bem como os alagamentos em vários setores da cidade são problemas que a população itajubense se depara ano a ano. Tentando amenizar esses problemas, o presente projeto tem como objetivos (a) a retomada das atividades do monitoramento do nível do rio Sapucaí e disponibilização das informações à comunidade, (b) divulgar a importância da reciclagem e armazenamento adequado de resíduos sólidos e líquidos para evitar acúmulo de lixo em vias públicas, bueiros, corpos d’água que podem causar alagamentos na cidade quando da ocorrência de chuvas intensas bem como a proliferação de insetos (como o mosquito vetor da dengue), (c) contribuir para a disseminação da educação ambiental e (d) envolver estudantes de graduação nas atividades propostas (que na sua maioria serão realizadas de maneira remota e os produtos implementados no site meteorologia.unifei.edu.br)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Enrique Vieira Mattos – Integrante / Michelle Simões Reboita – Coordenador / Christie Andre de Souza – Integrante / Benedito Cláudio da Silva – Integrante / Daniela Rocha Teixeira Riondet-Costa – Integrante / Nívea Adriana Dias Pons – Integrante / ADRIANO SILVA BASTOS – Integrante / ANDERSON SILVA MACIEL – Integrante / LUCIANA BOTEZELLI – Integrante / GLAUBER WILLIAN DE SOUZA FERREIRA – Integrante / BRUNA ANDRELINA SILVA – Integrante.


2019 – 2020
Concepção, Desenho e Planejamento da Mobilização Nacional ?Inovando Brasil Através de Modelo de Negócio
Descrição: O Objetivo é conceber, desenhar e planejar as ações e práticas do Movimento Inovando o Brasil através de Modelo de Negócio, cujo foco reside em disseminar a cultura e educação em Modelo de Negócio para impulsionar a prática e o comportamento empreendedor, visando a inovação no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Enrique Vieira Mattos – Integrante / Elzo Alves Aranha – Coordenador / Isabel Cristina da Silva Arantes – Integrante / Eliana Salomon – Integrante.

Projetos de Desenvolvimento:

2009 – 2010
Desenvolvimento de um Sistema de Informações Ambientais Integrado à Saúde Ambiental-SISAM
Descrição: Desenvolvimento de produtos com foco em variáveis climáticas e ambientais obtidos a partir de sensoriamento remoto e modelos de previsão numérica de tempo para aplicação na área de saúde. A parte deste projeto que é voltada para estudos de descargas elétrica tem como objetivo desenvolver um sistema de monitoramento e previsão de ocorrência de descargas elétricas utilizando imagens de satélite meteorológico..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Enrique Vieira Mattos – Integrante / Carlos Frederico Angelis – Coordenador / Izabelly Costa – Integrante / Éder Paulo Vendrasco – Integrante / Cintia Freitas – Integrante / Wagner Flauber Lima – Integrante / Simone Sievert da Costa – Integrante / Ana Elisa Pereira Silva – Integrante / Leonardo Peres – Integrante.
Financiador(es): Ministério da Sáude – Auxílio financeiro.

Conteúdo da sanfona
Conteúdo da sanfona
Rolar para cima