Palestra: “O mesocosmo HeMHAS”

Resumo da apresentação:
O sistema de exposição forçada ajuda a estabelecer relações exposição-efeito, mas carece de relevância ecológica para organismos móveis e contaminação heterogênea. Para resolver isso, o Mesocosm HeMHAS (Heterogeneous Multi-Habitat Assay System) foi desenvolvido para estudar mudanças na comunidade devido a contaminantes. As concentrações de cobre (0, 1, 10, 100, 250 µg/L) foram utilizadas com peixes, camarões e microalgas marinhas. Peixes e camarões móveis evitaram habitats com cobre acima de 1 µg/L e 50 µg/L, respectivamente, com os camarões equilibrando o risco de predação e a exposição a contaminantes. O organismo I. galbana apresentou redução significativa de crescimento entre organismos imóveis. A seleção de habitats específicos para espécies contra contaminantes pode comprometer a persistência da população. O Mesocosmo HeMHAS oferece uma ferramenta valiosa para avaliação de riscos ecológicos, destacando como os contaminantes estressam os organismos, afetam a seleção de habitats e impactam a distribuição da biodiversidade.

Formação do palestrante:

O Sr. Mohammed Ariful Islam obteve seu bacharelado em Pesca e M.Sc. em Gestão de Recursos Aquáticos pela Sylhet Agricultural University (SAU), Bangladesh, em 2012 e 2014, respectivamente. Após uma breve passagem pela WorldFish, Bangladesh, ingressou na SAU como professor no Departamento de Gestão de Recursos Aquáticos em 22 de outubro de 2013. Em 2018, concluiu um mestrado conjunto pela Universidade de Bolonha, Itália, e pela Universidade de Cádiz. , Espanha, através do programa de bolsas Erasmus Mundus.
No momento, está realizando seu doutorado no Instituto de Ciencias Marinas de Andalucía (ICMAN), em Puerto Real, Espanha.